quinta-feira, 3 de janeiro de 2008


ADEUS KAKÁ - A(PARA) DEUS KAKÁ


CARLOS ALBERTO DE ARAÚJO


" A alma chega ao final de sua longa jornada e, nua e só, aproxima-se do Divino ".

Hieronymus Bosch


KAKÁ AGORA ESTÁ COM DEUS

*19.04.1960 +30.12.2007

Na luminosa tarde deste domingo, 30.12.2007, se encantou Carlos Alberto de Araújo, dando o grande abraço no Infinito, depois de um acidente de moto aqui em Pesqueira.

Meu amigo, meu professor de Ioga ( 3 vezes por semana ), meu terapeuta corporal ( 1 hora de massagem Shiatsu todo sábado de manhã ), KAKÁ, uma das inteligências mais brilhantes que já conheci, também era psicólogo e atendia dezenas de crianças abusadas, adolescentes viciados,etc.

Vai ficar um grande vazio na vida de muitos.

Mas, quem somos nós para questionar o destino ?

Por trás do seu humor cáustico, havia um meninão carente e cheio de alegria.

Vai com Deus e para Deus, Kaká.

Aqui embaixo fica tua saudade e teu belo trabalho, que marcou tantos.

Um grande abraço em ti e em TÍ ( Deus )."

Abaixo um dos últimos emails que me mandou :

José Carlos:
Para mim está sendo muito gratificante participar de seu processo de cura.Quando eu estava no Convento gostava de cantar um hino que dizia " Deus não tem mãos, ele só pode agir usando as suas"...lembrei dele ao ler seu e-mail.Sinto que vc conseguiu realizar a alquimia do limão azedo e já está saboreando essa limonada chamada adoecer. Estar doente é antes de tudo ESTAR SOB O DOMÍNIO DO ENTE. Uma das coisas boas que aprendí com doença foi a revelação de grandes amigos, as amizades superficiais são alérgicas à dor e ao sofrimento. Acredito também que nosso amadurecimento começa no dia em que olhamos para a cara da morte e ,como dizia Cazuza, percebemos que ela está VIVA. È essa consciência do provisório que nos proporciona o êxtase da eternidade!! Abraços . Kaká


PS : A fotografia foi tirada por Sandra, diretora da Academia Forma e Saúde, há poucos dias atrás, para o calendário dos professores da Academia.

Se alguém queira colocar comentários e tiver dificuldade, mande para meu email, que postarei. josecarlos@pesqueira.com.br

8 comentários:

Anônimo disse...

Pois é...Kaká paa muitos, Carlos para mim e tantos outros, não está mais a vista.....
fica o vazio, uma saudade .....
partilhas, risos, aprendizagens, gozações, trocas, momentos sérios, momentos hilários, presença marcante até pelo seu jeito simples e especial de ser!
Irmão de profissão e fé...
Quando ele "pegava no meu pé ou ficava tirando onda" eu dizia: Mas rapaz....se eu fosse me preocupar com o que Carlos diz..., eu já tinha "pirado".....e nós ríamos juntos....
Pois é Carlos,.... fique com Jesus,....até a próxima"

Anônimo disse...

puxa vida... puxou a vida foi embora? acho q n, está d alguma forma em nós me lembro q há alguns meses na aula de yoga eu falei: n vale ir embora d pesqueira viu... q falta nos fará, eu estava afastada há alguns meses por causa d uma cirurgia mas iria voltar no dia 28 s saber nos despedimos fui na academia pagar a mens de meu marido qdo me deparei c ele era cedo ainda falou a senhora da recepçao eu olhei p ele ele falou oi tudo bom? m falei fiquei só olhando tive vontade d dizer algo como: vou voltar depois do carnaval mas n voltaria...saudades grandes ensinamentos nos deixa como pessoa e profissional q era fique em paz carla de toledo

José Carlos Cordeiro Freire disse...

Obrigado pelos comentários. Estão postados, então.

José Carlos Cordeiro Freire disse...

Oi,José Carlos:

Vc não tem idéia do quanto senti a partida de meu irmão e mestre Carlos Araújo, a única pessoa a quem chamei dessa forma.Conheci Carlos em 95,qd vim morar em Recife a primeira vez.Sofri muito em ter q deixar a cidade em 99,pq meu marido foi transferido de volta, e Carlos foi um grande apoio.
Fui iniciada por ele no xamanismo e ele sempre afirmava q ainda iríamos trabalhar juntos em curas,e por isso,tinha certeza de q eu voltaria pra Recife.Era meu mentor nos trabalhos mais difíceis,sempre pronto,a mesmo de longe, me dar orientações.Tenho toda a correspondência q trocamos nesses 7 anos q fiquei no Rio, e alguns trechos,pretendo transcrever e enviar pra vc,pq são comentários q cabem a todos e gostaria de compartilhar.
Ironicamente, desde q voltei à cidade, em dezembro de 2006, não estive com ele pessoalmente, só conversamos por telefone e e-mail.
Ele chegou a comentar q estava trabalhando demais,mas pensava em passar o reveión aqui.O q o desanimava era lembrar das dores e humilhações pelas quais tinha passado nos últimos tempos q morou em Recife.Foi a primeira vez q senti mágoa em Carlos.
Quanto ao Amor q eu sinto por ele, e q será eterno, vc vai entender melhor na crônica anexada.
Não vamos deixar de nos corresponder,ok?Gostaria de manter contato com vc.
Meu MSN é o mesmo endereço do e-mail:monikka_rj@hotmail.com

Um grande abraço e obrigada,
Monica

José Carlos Cordeiro Freire disse...

CRÔNICAS DE UMA VIDA APRENDIZ - IV


Dentre os guias , designados pelo Cosmos para meu esclarecimento e crescimento espiritual nessa minha atual jornada na Terra, há um especial, de quem gostaria de falar um pouco. Talvez seja mais especial para mim, porque está encarnado e, nossa convivência é constante. Não quero com isso, desmerecer o trabalho dos outros, que tanto me apóiam e ajudam em meu cotidiano. Mas, que é muito gostoso, poder compartilhar da sabedoria desses seres iluminados fazendo uso apenas dos meus cinco sentidos de pobre mortal, lá isso é. Não gostaria de chamá-lo de guru, porque particularmente, essa história de “gurus” não bate muito com a minha cabeça. Ele seria, digamos, um grande “interruptor” que me permite acionar minha própria luz interna - coisa que, na minha opinião, só os grandes e verdadeiros mestres conseguem fazer.
Não sei muito de sua história pessoal. Nordestino, pernambucano de Pesqueira, filho de um caminhoneiro adepto do candomblé, decidiu a certa altura da vida, tornar-se padre. Viveu alguns anos, em um mosteiro em Olinda, cujos muros altos nunca o impediram de fugir para o carnaval olindense , mesmo sabendo que às cinco da matina teria que estar de pé, ajudando na missa. Que muros segurariam um pernambucano ao som do frevo? Quanto mais esse, tão cheio de alegria, tão cantante, tão pulsante de vida? Essa história, aliás, sempre me faz lembrar daquele poema de Fernando Pessoa, onde o Menino Jesus foge do tédio do céu para se divertir ,humanamente na Terra.
Sei apenas que, faltando apenas um ano para tornar-se padre, abandonou o mosteiro, trocando-o pela faculdade de Psicologia. Formado, mas ainda insatisfeito pelo tempo que um tratamento psicanalítico leva para ajudar efetivamente as pessoas, tornou-se um curador, utilizando as técnicas do Shiatsu, da cromoterapia, dos florais...
Aqueles que o procuram, levados por dores físicas como torcicolos, problemas de coluna, stress, e outras coisas do gênero, encontram em suas mãos divinas, alívio imediato. Mas, felizes, realmente são os que o procuram levados pelo coração, ou talvez pelas mãos de um dos sábios guias, que nos conduzem, sem muitas vezes nos darmos conta, por essa vida afora. Estes não encontram ali, apenas um competente massagista, mas um curador de almas, meigo, humilde e de brilho indescritível .Mutável em suas formas, muitas vezes me deparo com o grande curador xamã e toda sua sabedoria; noutras, encontro o padre fugido do mosteiro ; às vezes distingo o psicólogo, ou um grande anjo de muita luz que nos cerca com suas asas. No entanto( e acho que aí mora o seu grande segredo) nunca deixei de ver o Ser Humano que, acreditando realmente em sua divindade interior, não menospreza o fato de ser gente. Gente pura, brilhante, feliz. Amigo, muito, muito querido.
(1997)

( A VOCÊ, CARLOS ARAÚJO, POR ME AJUDAR A TRILHAR A VIDA, CADA VEZ MAIS LEVE, FELIZ E ILUMINADA.)

Monica Rio de Janeiro

Mônica BW disse...

Amigos de verdade não se separam.Apenas seguem caminhos diferentes por algum tempo.Mais cedo ou mais tarde,eles voltam a se encontrar...

Mônica BW disse...

Oi,Carlos:
Hoje faz um ano que você “se encantou”,como disse nosso amigo Zé Carlos, e a saudade bateu forte.Tenho absoluta certeza de que vc está bem,mas vir a esse blog,criado em sua homenagem talvez seja uma forma de sentir vc mais perto da gente.Até hoje só recebi um contato seu.Aliás, até hoje questiono se foi fantasia minha ou se foi mesmo você,já que era tão recente a sua partida.De qualquer forma, você sabe como me encontrar,né?:)
Não sei o que aconteceu comigo esse ano,mas me afastei de todas as atividades chamadas esotéricas.Acho que precisava descansar um pouco e cuidar de mim.Mas, como curadores feridos que somos,sabemos que esse afastamento tem motivo e tempo certo.Quem sabe,na minha volta,trabalharemos juntos,finalmente, como vc sempre previu?
Vim apenas dar um alô.Dizer que apesar da saudade,sei que mantemos um laço forte de irmãos espirituais, e que na verdade, nunca estivemos separados.
Um grande beijo,meu mestre querido.
Monica

José Carlos Cordeiro Freire disse...

Ok